Canal de atendimento atendimento@medaula.com.br
(31) 3245-5781 (31) 9 8882-9154
Rua Grão Pará, 737 Conjunto: 1101 - 11o andar, BH
CNPJ: 07.254.304/0001-24

Saiba tudo sobre a prova de título de especialista em Oftalmologia do CBO

14 de julho, 2021

Saiba tudo sobre a prova de título de especialista em Oftalmologia do CBO

Ao terminarem os três anos de Residência MEC em Oftalmologia, os médicos recebem automaticamente o Certificado de Conclusão e podem registrar sua especialidade no CRM e, após isso, cadastrarem-se nos planos de saúde. Já os alunos dos cursos de especialização credenciados pelo CBO devem se submeter à Prova Nacional de Oftalmologia e, caso sejam aprovados, recebem o Título de Especialista em Oftalmologia, recebendo então os mesmos direitos do Residente MEC.

Portanto, os dois documentos são equivalentes e precisam ser registrados no Conselho Regional de Medicina do Estado de atuação do médico e no Conselho Federal de Medicina (CFM).

Para saber os requisitos da especialidade, acesse o site da associação abaixo:

Informações sobre o exame

O exame da prova do CBO é dividido em três partes obrigatórias e eliminatórias: a Teórica I, a Teórica II e a Téorico-prática.

A prova Teórica I é composta de 50 questões de múltipla escolha e conta com perguntas sobre ciências básicas da Oftalmologia: Anatomia, Embriologia, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Histologia, Óptica e Patologia.

A prova Teórica II é composta por 125 questões de múltipla escolha e conta com conteúdos sobre Refração e sobre Oftalmologia clínica: Retina, Glaucoma, Cristalino, Uveíte, Plástica Ocular, Córnea etc.

Por fim, a prova teórico-prática possui 50 questões de múltipla escolha que são respondidas a partir da análise de imagens de estudos de caso. Em geral, a grande maioria dessas imagens relacionam-se com as áreas das ciências clínicas: Retina, Glaucoma, Cristalino, Uveíte, Plástica Ocular, Córnea etc.

É considerado aprovado o candidato que obtiver média aritmética entre todas as provas igual ou superior a 65% e nota mínima de 60% em cada uma. Portanto, não adianta em nada o candidato fazer 70% na prova Teórica I, 75% na Teórico-prática, mas conseguir apenas 59% na Teórica II, pois ele não será aprovado!

Vale destacar que o edital sempre traz um anexo com as bibliografias para cada etapa.

É hora de se preparar!

Para se ter uma boa preparação para o exame, é imprescindível que o candidato leia o edital da prova do CBO, assim que disponibilizado. No edital, ele encontrará todas as informações necessárias de inscrição, detalhes de instruções de pagamento e envio de documentação etc. Além disso, o edital disponibiliza uma bibliografia específica para que os candidatos estudem, conferindo quais são as obras e os autores recomendados pela própria instituição que realiza o exame.

E você, vai se preparar para este desafio?

Assista à nossa série gratuita “Os segredos da prova do CBO” e conheça mais sobre o preparatório que tem mais de 82% de aprovação no CBO.

Enviar um Whatsapp
1
Quer falar com uma consultora?
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by