Canal de atendimento atendimento@medaula.com.br
(31) 3245-5781 (31) 9 8882-9154
Rua Grão Pará, 737 Conjunto: 1101 - 11o andar, BH
CNPJ: 07.254.304/0001-24

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE LENTES DE CONTATO

22 de setembro, 2020

Neste post, você encontrará as perguntas mais frequentes realizadas pelos pacientes. Veja a melhor forma de conduzi-las.

Posso dormir com a lente?
Nem todas as lentes de uso prolongado são adequadas para o uso durante o sono. Consulte seu oftalmologista.

Posso utilizar lentes de contato no mar, praia, piscina ou natação?
Em geral, aconselha-se o uso de óculos de natação. Dê preferência às lentes de descarte diário.

Uso de lentes de contato em saunas?
Deve-se evitar o uso devido ao risco de contaminação. Ou dê preferência às lentes de descarte diário.

Uso lente de contato o tempo todo. Preciso ter óculos?
Sim. A lente é um corpo estranho que fica em contato direto ao olho, interferindo em sua oxigenação. É importante alternar o uso das lentes com uso de óculos para “descansar” os olhos, reduzir risco de infecção e alergias.

Como saber se minhas lentes estão machucando meus olhos?
Existem os sinais de alerta que os usuários de LC devem ficar atentos: dor durante ou após o uso de lentes de contato, lacrimejamento, olho vermelho, desconforto e aversão à luz, ver halos coloridos ao redor das luzes, secreção ocular aumentada, mancha branca na córnea. Apresentando esses sinais, se estiver com as lentes, retire-as imediatamente e procure seu oftalmologista.

O uso da lente de contato impede meu grau de aumentar?
Não. O uso de lente de contato (rígida ou gelatinosa) não impede a alteração da refração.

Posso usar maquiagem com as lentes?
Sim. Primeiro coloque as lentes e depois aplique a maquiagem. Retire as lentes antes de retirar a maquiagem.

Posso viajar de avião com as lentes de contato?
Sim. No entanto, se o voo for superior a 4 horas, é recomendado retirá-las, pois, você corre o risco de sentir muito desconforto com os olhos secos, ardendo, irritados, vermelhos e até mesmo ter lesões na córnea, por que o ar do avião é muito seco. Solicite ao seu oftalmologista um colírio lubrificante para usar sobre as lentes.

Devo comparecer às consultas oftalmológicas usando as lentes?
Depende. Se a consulta for para reavaliar o grau dos olhos, o
ideal é ficar um período de 3 dias sem as lentes. Se seu oftalmologista julgar necessário, poderá alterar esse período sem as lentes. Caso a consulta seja para fazer controle do uso das lentes de contato, o usuário deverá fazer o controle com mais de 4 h de uso das lentes. Dessa forma, seu oftalmologista terá a possibilidade de verificar como as lentes estão nos seus olhos: posição, mobilidade, presença de edema, visão fraca com as lentes, etc.

Posso usar água para lavar minhas lentes?
Não. Não é indicado uso de água, pois ela pode contaminar sua lente com uma ameba (acanthameba) que causa uma infecção muito séria e grave. Utilize apenas os produtos de limpeza indicados pelo seu oftalmologista.

Posso usar soro fisiológico para lavar minhas lentes?
O ideal é utilizar o produto multiuso para limpeza e desinfecção das lentes. Alguns pacientes apresentam sensibilidade ao contato do produto de limpeza com os olhos. Esses pacientes devem ser orientados a realizarem a higiene com o produto multiuso e, antes de colocarem as lentes nos olhos, enxaguá-las com soro fisiológico. O soro fisiológico não possui conservante e, por esse motivo, pode sofrer contaminação com facilidade. O soro fisiológico deve ficar guardado na geladeira, mas o ideal é utilizar os pequenos frascos de 10 ml e utilizar um frasco novo a cada uso.

Posso utilizar minhas lentes por período maior que o orientado?
Não. O período ideal de descarte é o determinado pelo laboratório. É quando o material mantém suas características e qualidade. Após esse prazo, reduz a capacidade de transmissão de oxigênio, aumenta a adesão de proteínas, gorduras, restos celulares. Ocorre deterioração do material, que pode causar alergia ocular, intolerância à lente de contato e infecção corneana.



Quer ficar por dentro de todos os nossos conteúdos?

Enviar um Whatsapp
1
Quer falar com uma consultora?
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by