Ao terminarem os três anos de Residência MEC em Oftalmologia, os médicos recebem automaticamente o Certificado de Conclusão, podem assim registrar sua especialidade no CRM e, após isso, já conseguem se cadastrar nos planos de saúde. Já os alunos dos cursos de especialização credenciados pelo CBO devem se submeter à Prova Nacional de Oftalmologia (PNO) e, caso sejam aprovados, recebem o Título de Especialista em Oftalmologia, recebendo então os mesmos direitos do Residente MEC. Portanto, os dois documentos são equivalentes e precisam ser registrados no Conselho Regional de Medicina do Estado de atuação do médico e no Conselho Federal de Medicina (CFM).
QUAIS SÃO AS PROVAS
O exame da prova do CBO é dividido em três partes obrigatórias e eliminatórias: Teórica I, Teórica II e a Téorico-prática.
- A prova Teórica I é composta de 50 questões de múltipla escolha e conta com perguntas sobre ciências básicas da Oftalmologia: Anatomia, Embriologia, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Histologia, Óptica e Patologia.
- A prova Teórica II é composta por 125 questões de múltipla escolha e conta com conteúdos sobre Refração e sobre Oftalmologia clínica: Retina, Glaucoma, Cristalino, Uveíte, Plástica Ocular, Córnea etc.
- Por fim, a prova teórico-prática possui 50 questões de múltipla escolha que são respondidas a partir da análise de imagens de estudos de caso. Em geral, a grande maioria dessas imagens relacionam-se com as áreas das ciências clínicas: Retina, Glaucoma, Cristalino, Uveíte, Plástica Ocular, Córnea etc.
TEMAS MAIS COBRADOS NA PROVA DO CBO
Existe lógica de um curso dedicar o mesmo número de horas para Anatomia do que para Glaucoma?
Anatomia representa aproximadamente 25 questões, enquanto Glaucoma aproximadamente 10 questões da Prova do CBO! Portanto, saber o que é mais cobrado na prova é um dos pontos mais importantes para a sua aprovação. Veja a seguir os temas mais cobrados de cada uma das 3 provas do concurso:
Como ser Aprovado – Entendendo o Edital da Prova do CBO (Prova Nacional de Oftalmologia – PNO)
É considerado aprovado o candidato que obtiver média aritmética entre todas as provas igual ou superior a 65% e nota mínima de 60% em cada uma. Portanto, não adianta em nada o candidato fazer 70% na prova Teórica I, 75% na Teórico-prática, mas conseguir apenas 59% na Teórica II, pois ele não será aprovado!
Agora, observe como o candidato 2 foi reprovado, mesmo fazendo 152 pontos ( 7 a mais do que o candidato 1).
Por isso, é importante você entender a importância de estudar direcionado para os temas mais cobrados, ou seja, é melhor estudar um tema mais frequente e que vale maior pontuação do que um tema menos frequente.
BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA NACIONAL DE OFTALMOLOGIA (PNO)
As provas do CBO são baseadas praticamente na Série Oftalmologia Brasileira, editada pelo CBO, e no Manual da American Academy of Ophthalmology. Portanto, essas duas coleções são essenciais para a sua aprovação. No entanto, não se preocupe, pois, toda a Coleção de Apostilas e as Aulas do Oftalmocurso são totalmente construídas com base nessas duas referências.
E VOCÊ, VAI SE PREPARAR PARA ESTE DESAFIO?
Assista nossa série gratuita “Os segredos da prova do CBO” e conheça mais sobre o preparatório que tem mais de 82% de aprovação no CBO.
DOS CRITÉRIOS E DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO NA PROVA NACIONAL DE OFTALMOLOGIA 2023
– O(a) candidato(a) para se inscrever na PROVA NACIONAL DE OFTALMOLOGIA deverá observar os seguintes requisitos:
– Estar inscrito(a) no Conselho Regional de Medicina (CRM definitivo), requisito obrigatório e imprescindível.
– Apresentar Certidão Ético-Profissional de nada consta emitida pelo CRM.
– Concluir até o último dia do mês de fevereiro de 2023 o Curso de Especialização, em serviço credenciado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, desde que o(a) candidato(a) tenha ocupado vaga credenciada pelo CBO. Independentemente de ter ocupado, simultaneamente, vaga da CNRM/MEC, será identificado(a) como aluno(a) CBO; ou
– Concluir até o último dia do mês fevereiro de 2023 o Programa de Residência Médica em Oftalmologia, em Instituição credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM/MEC, desde que o(a) candidato(a) tenha ocupado vaga credenciada pela CNRM/MEC. Exclui-se deste item, candidato(a) que ocupou, simultaneamente, vaga CBO; ou
– Apresentar declaração de exercício em Oftalmologia por no mínimo seis anos, após a conclusão da graduação em Medicina, completados até o último dia do mês de fevereiro do ano da Prova, emitida por portador(a) de Título de Especialista em Oftalmologia.
Inscrição para Médico(a), oriundo de Curso de Especialização em Oftalmologia credenciado pelo CBO, deve conter:
A inscrição será realizada de forma online, disponível no site www.cbo.com.br.
Serão anexados quando da inscrição os seguintes documentos:
✔ Identidade médica do CRM – definitivo emitido no Brasil;
✔ Certidão Ético-Profissional de nada consta emitida pelo CRM.
✔ Certificado de Conclusão do Curso de Especialização; ou
✔ Declaração do(a) Coordenador(a) do Curso, emitida em outubro ou novembro de 2022, onde conste o período de início (mês/ano) e término (mês/ano) de realização do Curso de Especialização;
✔ Uma foto 3×4;
✔ Cópia simples do comprovante pagamento da inscrição.
– É considerado(a) apto(a) para a realização da PNO, a(o) aluna(o) que, na ocasião da inscrição, tiver direito à declaração de conclusão na data provável de fevereiro do ano da Prova, emitida pela coordenação do curso de especialização.
– Ao emitir a Declaração de início e término do Curso de Especialização, o(a) coordenador(a) do curso deve considerar que a(o) aluno(a), necessariamente, concluirá o Curso de Especialização, no período indicado.
– Candidato(a) que realizou o curso de especialização, ocupando vaga CBO, e que ao final não obteve a declaração emitida para inscrever-se para a Prova Nacional, ao realizar a prova pela 1ª vez, desde que apresente o certificado de conclusão emitido pela instituição, terá a média obtida atribuída ao curso de origem.
– A falta de envio da documentação exigida, mesmo que tenha recolhido a taxa de inscrição, implicará no indeferimento da inscrição.