Saiba tudo sobre a prova de título de especialista em Oftalmologia do CBO

Ao terminarem os três anos de Residência MEC em Oftalmologia, os médicos recebem automaticamente o Certificado de Conclusão e podem registrar sua especialidade no CRM e, após isso, cadastrarem-se nos planos de saúde. Já os alunos dos cursos de especialização credenciados pelo CBO devem se submeter à Prova Nacional de Oftalmologia (PNO) e, caso sejam aprovados, recebem o Título de Especialista em Oftalmologia, recebendo então os mesmos direitos do Residente MEC.

Portanto, os dois documentos são equivalentes e precisam ser registrados no Conselho Regional de Medicina do Estado de atuação do médico e no Conselho Federal de Medicina (CFM).

QUAIS SÃO AS PROVAS

O exame da prova do CBO é dividido em três partes obrigatórias e eliminatórias: Teórica ITeórica II e a Téorico-prática.

  • A prova Teórica I é composta de 50 questões de múltipla escolha e conta com perguntas sobre ciências básicas da Oftalmologia: Anatomia, Embriologia, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Histologia, Óptica e Patologia.
  • A prova Teórica II é composta por 125 questões de múltipla escolha e conta com conteúdos sobre Refração e sobre Oftalmologia clínica: Retina, Glaucoma, Cristalino, Uveíte, Plástica Ocular, Córnea etc.
  • Por fim, a prova teórico-prática possui 50 questões de múltipla escolha que são respondidas a partir da análise de imagens de estudos de caso. Em geral, a grande maioria dessas imagens relacionam-se com as áreas das ciências clínicas: Retina, Glaucoma, Cristalino, Uveíte, Plástica Ocular, Córnea etc.


TEMAS MAIS COBRADOS NA PROVA DO CBO

Existe lógica de um curso dedicar o mesmo número de horas para Anatomia do que para Glaucoma?

Anatomia representa aproximadamente 25 questões, enquanto Glaucoma aproximadamente 10 questões da Prova do CBO! Portanto, saber o que é mais cobrado na prova é um dos pontos mais importantes para a sua aprovação. Veja a seguir os temas mais cobrados de cada uma das 3 provas do concurso:

Como ser Aprovado – Entendendo o Edital da Prova do CBO (Prova Nacional de Oftalmologia – PNO)

É considerado aprovado o candidato que obtiver média aritmética entre todas as provas igual ou superior a 65% e nota mínima de 60% em cada uma. Portanto, não adianta em nada o candidato fazer 70% na prova Teórica I, 75% na Teórico-prática, mas conseguir apenas 59% na Teórica II, pois ele não será aprovado!

Agora, observe como o candidato 2 foi reprovado, mesmo fazendo 152 pontos ( 7 a mais do que o candidato 1).

Por isso, é importante você entender a importância de estudar direcionado para os temas mais cobrados, ou seja, é melhor estudar um tema mais frequente e que vale maior pontuação, do que um tema menos frequente.

BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA NACIONAL DE OFTALMOLOGIA (PNO)

As prova do CBO é baseada praticamente na Série Oftalmologia Brasileira, editada pelo CBO e no Manual da American Academy of Ophthalmology. Portanto, essas duas coleções são essenciais para a sua aprovação. No entanto, não se preocupe, pois, toda a Coleção de Apostilas e Aulas do Oftalmocurso é totalmente construída com base nessas duas referências.

E VOCÊ, VAI SE PREPARAR PARA ESTE DESAFIO?

Assista nossa série gratuita “Os segredos da prova do CBO” e conheça mais sobre o preparatório que tem mais de 82% de aprovação no CBO.


Categorias

Últimos posts

Newsletter

Mantenha-se atualizado através da nossa Newsletter

Redes sociais

Começar a Conversa
Atendimento WhatsApp
Atendimento Vip pelo WhatsApp
Olá 👋
Podemos te ajudar?